top of page

Material 

Para tornar essa intensa experiência escolar possível no Ensino Fundamental 2, mobilizamos uma vasta gama de materiais, os livros da coleção projeto Teláris até as atividades avulsas elaboradas pela equipe docente do segmento, passando pelos livros de leitura literária ou outros paradidáticos e pelos projetos desenvolvidos em torno das viagens de Estudo do Meio. Essa conjugação de materiais é fundamental para que possamos atingir os objetivos que temos em relação à formação integral dos estudantes. Em linhas gerais, no Ensino Fundamental 2 trabalhamos com os seguintes materiais:

  • Material didático produzido pela equipe docente, sob supervisão da Coordenação Pedagógica do segmento. Trata-se de fichas e atividades preparadas pelos professores a partir das demandas de seus cursos e distribuídas aos alunos.

  • Livros e materiais didáticos e paradidáticos. Estes são materiais passíveis de serem utilizados em todas as disciplinas. No caso específico da disciplina de Língua Espanhola, a escola adota a coleção Saludos.

  • Livros da coleção projeto Teláris, usados como material de apoio nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Educação Física.

  • Livros de leitura literária são materiais centrais nas aulas de Língua Portuguesa. É a partir da leitura desses materiais que muitos dos conteúdos de Gramática e produção de texto são trabalhados.

Ao mesmo tempo, nenhum desses materiais, considerado isoladamente, pode ser tomado como o índice do currículo do Ensino Fundamental 2. Ao conjugar esses diferentes materiais e planejar situações de aprendizagem diversas, a responsabilidade pelo desenho do currículo no Ensino Fundamental 2 é integralmente assumida pela escola que precisa, ademais, articulá-lo a documentos oficiais tais como o Currículo da Cidade (em nível municipal) ou a Base Nacional Comum Curricular (em nível federal), por exemplo. Esse papel da instituição escolar é o que garante que o currículo desenvolvido aqui esteja ajustado ao nosso contexto, aos nossos alunos (e suas necessidades específicas de aprendizagem), assim como ao que se pensa mais contemporaneamente sobre desenho curricular no Brasil e no mundo.

bottom of page